Apresentando tio João Verde: John Green



Quando se fala em John Green a primeira coisa que pensamos é: o escritor de A Culpa é das Estrelas. Mas sejamos sinceros: nem todo mundo gosta de ACDE. Eu sei, duro para um Nerdfighter aceitar isso, mas é a realidade, amigo. Então essa postagem é para VOCÊ QUE NÃO GOSTA DE A CULPA É DAS ESTRELAS.

Eu podia começar pedindo para dar uma chance ao maravilhoso livro que é ACDE, mas vamos esquecê-lo um pouco. Concentremo-nos em John Green. Você provavelmente já teve vontade de se tornar conhecido na internet ou ter uma ideia genial, pois é, John Green também. Em 2007 foi criado um Vlog chamado Brotherhood, onde John e seu irmão Hank, faziam vídeos interativos sobre assuntos diversos, mas com um detalhe: cada vídeo era uma resposta ao vídeo do outro, no dia posterior. Os vídeos dos irmãos tornaram-se conhecidos e apreciados por gente no mundo inteiro e acabaram sendo postados no Youtube num canal chamado "vlogbrothers". Os dois criaram um site com o mesmo nome e garantiram no último projeto que manteriam a correspondência por vídeos indefinidamente. Até hoje (2014) eles continuam se falando através do vlog. 



Toda essa febre virtual acabou se tornando algo muito maior. Com a colaboração dos irmãos foram criados os "Nerdfighters" (guerreiros nerd). A fã base Nerdfighter não é algo qualquer. Essas pessoas fazem trabalhos comunitários diversos, tentando tornar o mundo melhor. Esses nerds realmente batalham para aumentar os níveis de "awesome" (coisas incríveis) e diminuir os níveis "suck" (coisas ruins) no mundo. A liderança Nerdfighter criou um site para arrecadar dinheiro destinado ao desenvolvimento mundial que resultou em mais de $3 milhões! É, a coisa é grande. Além de tudo isso, John e Hank também atuam em projetos paralelos no Youtube. Eu simplesmente amo o canal Crash Course, destinado a educação. Lá eles falam de História Mundial e Literatura até Biologia e Ecologia.

Falando um pouco dos livros do Green:

De fato, meu primeiro livro do João verde foi A Culpa é das Estrelas. Mas desde aquele, li quase todos os outros (única exceção por Will e Will). 
O que eu gosto no John é a escrita dele ser simples e sensível. Ele é capaz de construir personagens inteligentes e ao mesmo tempo sair da linha perfeição. Em Quem é você, Alasca? - o meu favorito - temos Miles Halter, um cara viciado em ultimas palavras. Não é uma mania comum, o que torna o garoto apelidado de Gordo um pouco estranho. Ele tenta encontrar seu "Grande Talvez", algo como o rumo inesperado que sua vida pode ou não tomar. Em Culver Creek, o colégio interno para onde ele vai, Gordo conhece uma série de adolescentes, incluindo Coronel e Alasca Young. A partir daí  temos uma trama divertida e espirituosa. Alasca e Coronel não são bonzinhos e tranquilos eles fazem muita merda besteira! Talvez tudo o que Gordo precisasse sempre foi de coragem para seguir em rumo ao seu "Grande Talvez", e quando encontra seu caminho ele se transformará diante de seus olhos.

Não contrastando nada com isso, encontramos Quentin Jacobsen, o protagonista de Cidades de Papel. Como a maioria dos nerds americanos (e brasileiros!) Quentin tem verdadeira paixão por sua vizinha e garota mais popular de sua escola: Margo Roth Spiegelman. Quentin pode ser um cara clichê, mas Margo foge total ao rumo de "perfeitinha". Ela invade o quarto do cara (destaque para cara pintada e as roupas de ninja!) e pede a ele que a ajude num plano para se vingar do namorado traidor. Quentin não é bobo, minha gente! Os dois começam uma noite cheia de programas loucos e perigosos. Após aquela noite Quentin tem dúvidas sobre o que aconteceu entre os dois: são eles amigos agora ou voltam a ser o nerd e a garota popular? Então outra vez Margo troca o rumo da história: ela simplesmente não vai à escola e desaparece de casa! Quentin, é o único que realmente se importa e procura por pistas de onde ela pode estar. Surpreendendo todo mundo, ele começa a encontrá-las nos lugares mais bizarros, como se Margo quisesse ser encontrada POR ELE! A viagem que começa atrás da "amiga/não sei o que somos agora" se torna esquisita até pra Quentin: será que depois de todo esse tempo estudando e imaginando-se apaixonados, Margo não é nada do que ele pensa que era?

Em O Teorema Katherine, John Green continua com seus protagonistas masculinos. Dessa vez o garoto se chama Colin Singleton - uma ex-criança prodígio que deseja se tornar um gênio. O problema de Colin é... ELE É OBCECADO POR GAROTAS CHAMADAS KATHERINE. Colin namorou 19 mulheres com esse nome ao longo de sua vida. Depois de seu mais recente fora, Colin resolve criar um TEOREMA FUNDAMENTAL DE PREVISIBILIDADE DAS KATHERINES, que fará possível prever o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as pessoas se conheçam. Okay, a história é meio bizarra, mas o livro é divertido e viciante. Confie!

Chegando ao último escrito individualmente, temos:
A CULPA É DAS ESTRELAS! Provavelmente você está meio cansado de ouvir sobre Hazel e Augustus, mas prometo que o livro não se trata só do romance entre os dois. ACDE tem uma mensagem muito especial: foi feito para Esther, uma amiga de JG que morreu pelo câncer. Você não precisa se apaixonar por Hazel, a menina com câncer no pulmão ou Gus, outro sofredor desse mal, mas a história passa uma magia clara e especial. Você só vai poder entendê-la se ler, então: SEM PRECONCEITO!

Além dos livros que escreveu sozinho, JG tem duas parcerias:
Deixe a Neve Cair e Will & Will - Um nome, um destino. Li apenas o primeiro, então só posso falar sobre ele. Deixe a Neve Cair é um romance de natal. Foi escrito em parceria com Maureen Johnson e Lauren Myracle, outras duas autoras que gosto bastante. Li em dois dias! Parece um filme que você assistiria enrolado(a) num cobertor enquanto bebe chocolate quente! É divertido e leve sem ser forçado. São três contos (um para cada autor) que se interligam de forma espetacular. É o tipo de livro que você gargalha enquanto lê. 

Uma nota sobre Will & Will - Um nome, um destino: sem ser lido não posso julgar, mas tive alguns amigos que leram e disseram que o livro não é muito bom. Mas, como recomendei que fizesse com ACDE, vou dar uma chance a ele!

                     
De todos os que mais amo na ordem são: Quem é Você, Alasca? - Deixe a Neve Cair e  A Culpa é das Estrelas. Mas é isso... eu leria até a lista de compras do tio João Verde!

Adaptações para cinema:
A Culpa é das Estrelas, 2014
Cidades de Papel, 2015 (previsão)
Quem é você, Alasca?, 2016 (previsão)