Resenha: Se Eu Ficar




Logo no início do livro Mia sofre um acidente de carro, no entanto, ela não está sozinha: seus pais e o irmão Teddy a acompanhavam. Todos iam até a casa de dois amigos da família: Henry e Willow. A partir daí começam os contrastes da história: os flashbacks de Mia e sua consciência do hospital. Ela recebe visitas da família e amigos, lembrando todas as coisas que viveu com eles. Acho que Mia tem sorte de ter pessoas tão especiais em sua vida. Se ela decidir ficar não será igual, mas parte de sua família ainda vive naquelas pessoas. Isso é revelado em muitas partes do livro.


O nome do livro releva o grande dilema de Mia,a protagonista: "Se eu ficar"? 
Filha de rockeiros, Mia é ovelha negra da família: uma violoncelista. Pra ela as coisas que seus pais amam como guitarras, roupas modernas e shows de rock nunca fizeram muito sentido, mas a conexão que ela tem com sua família vai além de toda essa coisa. É uma união de amor e parceira, um entendendo o outro, apesar das diferenças.
O acidente quase não é percebido por Mia. Ela está concentrada em ouvir sua música então só se dá conta quando abre os olhos e se encontra numa valeta na estrada, ainda ouvindo Beethoven (eles tem um rádio supeeer resistente!).
Quem está lá agora não é mais Mia, mas sim seu espírito, parte da consciência ou anjo (como a avó dela chama). Tudo que está acontecendo ao redor é confuso e essa nova Mia encontra os restos de sua família (não vou dizer se toda ou apenas parte dela) na estrada. Seu próprio corpo está lá, e quando os paramédicos chegam é levado até um hospital.
Como toda adolescente, Mia passou por vários dilemas em vida. Cada um deles, principalmente os com a melhor amiga Kim e o namorado Adam, se mostram aos poucos. Com o passar do livro você começa a amar aqueles personagens tão diferentes, porém ligados por um laço de afeto belíssimo entre si.

A questão é: Mia vai ficar ou não? Ela vai aguentar a nova realidade ou vai arriscar ir embora e se encontrar no paraíso com os que perdeu?

Se eu Ficar é um livro leve de se ler. Peguei ele apenas três vezes e consegui terminar bem. Chorei em algumas partes, admito! Mas me peguei sorrindo em muitas outras. Acima de tudo, entendi um pouco da beleza dos sentimentos de Mia, as vezes confusos, como os de todo mundo. Me senti dentro de sua dor.
O que você faria se perdesse o chão debaixo de seus pés? É difícil sequer pensar na questão! Por enquanto, leia este livro maravilhoso! É tocante, exuberante e mágico.



A adaptação de "Se eu ficar" teve lançamento do dia 04/09/2014. O estúdio é WARNER BROS. Chloë Grace Moretz (Carrie - A Estranha, Kick-Ass, A Invenção de Hugo Cabret...) interpretará a protagonista Mia. De todas as atrizes que podiam escolher para Mia, Chloë é a certa (minha opinião). 

"As vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas"