Resenha - Treze à Mesa, de ninguém menos que a "Rainha do Crime"


Confesso que sempre fui muito fã de Sherlock Holmes, mas nunca arrisquei a ler algum livro de Agatha Christie, a dita "Rainha do Crime". Há algumas semanas meu amigo me desafiou a ler e me emprestou. Como havia uma pilha imensa de livros pedindo para serem lidos, eu adiei. Adiei até o ponto de chegar a hora de devolver e não ter lido ainda! Pra resolver isso tive que correr. Então na última segunda feira resolvi começar Treze à Mesa (Lord Edgware Dies).

                                  


O romance policial gira em torno da morte de Lord Edgware, um homem odiado por muitos. A principal suspeita do assassinato é sua própria esposa, Lady Edgware (Jane Wilkinson, como gosta de ser chamada). Jane tinha muitos motivos para assassinar seu marido, ela mesmo vivia espalhando aos quatros ventos que o faria alguma hora dessas, porque necessitava se divorciar e ele recusava-se a ceder o divórcio.
Quando o assassinato acontece tudo se confirma: Jane Wilkinson foi deixada ao lado de seu marido pouco antes de ele ser morto. As suspeitas caem sobre ela e Jane está prestes a ser presa. Porém, o celebre detetive Hercule Poirot enxerga mais pontas soltas do que os olhos comuns podem enxergar. Com seu amigo e narrador do livro, Arthur Hastings, Poirot decide provar quem realmente matou Lord Edgare, mas para isso... ele precisará descobrir antes, o que se prova não ser nada simples!
Em minha opinião esse livro é instigante e emocionante. Não precisei pegá-lo mais que três vezes para terminar de ler. Agatha Christie provou ser tão boa pra mim quanto Arthur Conan Doyle, sem exageros.

Pra quem se interessar, esse livro faz parte da "saga" de Hercule Poirot, o protagonista da maioria das obras de Agatha. Para que ninguém continuasse a escrever sobre ele, antes de morrer Agatha escreveu um volume que contava a morte do personagem também, mas deixou claro que só queria que fosse publicado após sua morte.