Capas Nacionais VS . Capas Estrangeiras


Não é atoa que algumas capas ficam em nossa memória. A capa de um livro diz muito sobre ele, além de ser uma das grandes responsáveis por marcá-lo em nossa mente. Quem não precisa apenas ver o tordo para lembrar de Jogos Vorazes? Ou não basta ver o vulto com guarda-chuva vermelho para saber que se trata de A Menina Que Roubava Livros?
Apesar do que vimos, as capas não são únicas. As vezes um livro tem mais de vinte capas espalhadas pelo mundo! Isso ocorre devido ao grande número de edições (se for um livro antigo) e países em que ele é lançado.

Pensando nisso, nós do Capa Dura e Poesia, separamos para você a melhor coletânia de CAPAS NACIONAIS X CAPAS ESTRANGEIRAS! Vamos ao nosso top 10:

10. Quem é você, Alasca? - JOHN GREEN
Sem dúvida, é um livro com muitas capas. Nem todas elas tem elementos em comum, mas a maioria retrata a protagonista e alguns de seus hábitos.




9. Extraordinário, R.J PALÁCIO

  
A capa azul é a mesma no Brasil (nova edição), mas antes tínhamos essa:


8. Saga A Primeira Lei, JOE ABERCROMBIE

As capas estrangeiras são meio confusas, não é?



Em comparação, temos belas capas brasileiras:



Foi por causa dessa capa linda que comprei O Poder da Espada. Mas agora,  temos novas edições:

     O Duelo dos Reis
( a 3ª é apenas a possível capa de O Duelo de Reis)

7. Saga Delírio, LAUREN OLIVER

Delirium Delirium Delirium   VS.   Delírio
PandemoniumPandemoniumPandemonium       VS.   Pandemônio
RequiemRequiemRequiem         VS.  Requiem

As capas de Delírio sempre foram meio confusas pra mim. Comprei o primeiro livro na Bienal RJ por R$2,00, não estava muito interessada se eram bonitas ou não, mas o livro me surpreendeu. É uma pena as capas serem um pouco frágeis, amassam bem fácil ou ficam marcadas conforme a leitura.

6. Saga Se Eu Ficar, GAYLE FORMAN

   VS. Se Eu Ficar  Se Eu Ficar
Where She Went  VS. Para onde ela foi (Mudança apenas no jogo de cores)

7. P.S Eu Te Amo, CECELIA AHERN

  
VS:

P.S. Eu Te Amo  P.S.  Eu Te AmoPS.  Eu Te Amo
  Dessa vez gosto mais das capas estrangeiras. Tem coisa mais fofa que aquelas primeiras?

5. Saga The 39 Clues, DIVERSOS AUTORES


VS:
 

Meus livros de The 39 Clues (e Cahill vs. Vespers) são meu "xodózinho". Acho as capas brasileiras lindas, e cada uma delas mostra uma passagem real do livro. É lindo como os personagens são retratados perfeitamente, com detalhes e tudo. Os livros estrangeiros são melhores em apenas uma coisa: vem com cards especiais dos livros!

4. Saga Dezesseis Luas, MARGARET STOHL E KAMI GARCIA



VS.

 

Essa saga é um tanto curiosa. Principalmente o título brasileiro, adotado pela Galera Record. Minhas capas preferidas são as brasileiras, acho elas incríveis, tirando a do filme!

3. Saga  Percy Jackson e os Olimpianos,  TIO RICK RIORDAN

PJO possui capas brasileiras idênticas as americanas, já as britânicas... nem tanto:

 VS. 

As capas de PJO são mais que reveladoras. Sempre que ia começar um novo livro eu parava para analisá-las em busca de spoilers! Recentemente os brasileiros e americanos foram agraciados com estas aqui:


O que se faz quando ama todas elas?!

2. Saga Rangers - Ordem dos Arqueiros, JOHN FLANAGAN

Rangers tem muitas capas. As principais estrangeiras são:



Mas, tenho que admitir que as capas brasileiras são lindas. Elas não são originais do Brasil, mas são MAGNIFICAS:

   


E A MEDALHA DE OURO VAI PARA:

1. Trilogia Estilhaça-me, TAHEREH MAFI

 
 Achou bonitas? Essas capas nem se comparam às estrangeiras! Por isso a Novo Conceito se tocou e resolveu mudar a situação: