Resenha A Guerra dos Tronos

Olá, leitores! Que saudade imensa!

Já que é a primeira resenha de 2015, resolvi fazer de um livro grande. O escolhido da vez foi A Guerra dos Tronos, primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo saga que deu origem a aclamada série Game Of Thrones.
Todo mundo sabe que essa saga é uma gingante da fantasia. As perguntas mais comuns são: Por que devo ler As Crônicas de Gelo e Fogo? O que essa saga tem de especial? Por que todo mundo gosta?
Motivada por elas, resolvi aproveitar uma promoção de BF e comprar os 5 primeiros livros. Logo vou dizendo: a leitura é cansativa. É um livro muito rico em detalhes até demais e tem coisas que podem ser consideradas desnecessárias. Pelo meu entendimento, isso tudo apenas contribuiu para me fazer sentir estar dentro da história.

Antes de ler é bom saber que: o gênero é fantasia adulta. Ou seja, se você não está acostumado a ler livros adultos atente ao fato de que haverá violência e sexo.
Dado o aviso, vamos para a história:
George R. R. Martin criou um mundo de fantasia onde existiam existem dragões, criaturas fantásticas, todos aqueles seres que habitam lendas. Mas atualmente, apesar de alguns personagens ainda crerem que tais coisas habitam além da muralha do reino, o que acontece lá é apenas uma realidade medieval.
O reino é basicamente dividido em Norte e Sul. Dentro dele existem 7 pequenos reinos (ou 7 grandes Casas) cada um governado por uma família poderosa. Sendo assim, já se sabe que as tretas políticas rolam. O rei da vez se chama Robert, o cara venceu a guerra há 14 anos e é "apoiado" por todas as 7 Casas. 
  Todo rei dos 7 reinos tem direito a uma Mão. A Mão do Rei (não uma mão de verdade! É só figurativo, galera) é o cara que praticamente governa e manda no que acontece quando o rei não está disposto. Existe até um ditado que diz: "O Rei caga e a mão limpa a merda.". A antiga Mão do Rei acaba morrendo, e o último amigo em quem ele realmente confia em todo seu reino (pra vocês sentirem como a situação é braba) é o Senhor da Casa Stark, Lorde Eddard Stark, ou como é conhecido: Ned Stark. O Ned é aquele típico cara honesto. Me arrisco a dizer que ele é a pessoa mais honrada do livro, mas nem ele é totalmente santo. Lord Stark é o Senhor de Winterfell, o reino que fica mais ao norte. Ele tem 5 filhos, mais um bastardo. O legal do livro é que as crianças tem a sua vez. Então prepare-se pra conhecer intimamente (e amar, na maioria das vezes) as crianças Stark. 


Como a nova Mão do Rei, Eddard Stark vai para Porto Real (a capital), governar ao lado do rei mais boboca que já vi na vida. Só que não se engane: o rei é boboca, mas a rainha não é. Cersei Lannister é leal a sua Casa, é a si mesma acima de tudo. Além dela, a corte está CHEIA DE TRAIDORES. O próprio rei sabe disso, mas acha melhor deixar quieto. Só que o Ned não é assim. Então, essa é a grande questão do livro: Ned vai se ferrar ou não? Brincadeira! Mas sim, é quase isso. 
                                     
Enquanto no Sul as coisas acontecem por debaixo dos panos, a esposa do Ned, Catelyn Stark uma ruiva poderosa está no Norte, tentando punir o culpado de deixar seu filho do meio aleijado. Não vou entrar em méritos para queda do Bran, mas sim, foi intencional. A Catelyn acredita que quem empurrou o filho de uma torre foi Tyrion Lannister, o anão da saga. Gente, esse é O CARA. O Tyrion é o personagem mais divertido do livro, um dos meus favoritos. Por ser anão ele não é muito amado pela família, mas tem aquele gosto pela rebeldia que toda minoria tem. Sem falar na inteligência e astúcia. Tyrion e Catelyn acabam sendo os responsáveis por incitar uma guerra entre as Casas Lannister e Stark. E como Lorde Stark está no sul, cabe ao filho mais velho de Ned, Robb Stark, liderar a coisa toda. Detalhe: ele tem apenas 14 aninhos! 


Enquanto tudo isso acontece, temos Daenerys Targaryen Malfoy  e seu irmão, Viserys, os últimos decentes do rei derrotado há 14 anos. Há quem diga que esses dois tem sangue de dragão. Mas atualmente eles vivem fugindo, na miséria mesmo. Viserys acaba casando a irmã com um líder de um povo selvagem. É aí que a treta começa. 
A Dany é uma excelente personagem, embora o Viserys seja nojento. Os dois querem retornar para seu lugar de direito: o Trono de Ferro. 

Todo esse enrolo aí em cima é a essência do livro. Mas temos mais uma questão: Jon Snow, o bastardo de Ned Stark. Quando o pai vai para o Sul cuidar das capital, Jon fica sem saída. É obrigado a entrar na Patrulha da Noite, o "exército" que protege as fronteiras do reino. Só que algumas coisas estranhas estão acontecendo por lá. Pessoas desaparecendo, mortes confusas, gente dizendo que viu cavalheiros mortos voltando a vida... É isso. Acredito que esse seja o principal perigo para tudo que estar por vir. 

                       
Se as antigas criaturas retornarem, não importará quem é rei ou não... vai estar todo mundo condenado e ponto. 
O gancho para o próximo livro é absurdo! Espero encontrar vocês na próxima resenha!

Obervação engraçada:
Na série, alguns personagens são beeeem mais velhos. Tem gente que reclama, mas acredito que é contra lei fazer atores mirins fazerem papéis tão... pesados. 

Eleitos da vez:
Personagem Mais Engraçado -> Tyrion Lannister
Personagem Mais Valente -> Arya Stark/Daenerys Targaryen
Personagem Mais Nojento -> Cercei Lannister
Personagem Mais Surpreendente -> Robb Stark/Khal Drogo
Personagem Mais QUERO QUE MORRA -> Joffrey Baratheon
Personagem Mais Pau Mandado -> Cão de Caça
Personagem Mais Burra -> Lysa Tully
Personagem Mais Chato -> Sansa Stark
Personagem Feminina -> Catelyn Stark
Personagem Masculino -> Ned Stark
Personagem Favorito -> Jon Snow