1808 - Resenha

1808

Titulo: 1808
Autor: Laurentino Gomes 
Editora: Planeta
Genro: Histórico

Sinopse:  Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempo de guerra, reis e rainhas tinham sido destronados ou obrigados a refugiar-se em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe, a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo.


Resenha - 1808

Um livro q me atraiu por sua capa, mas me conquistou por sua frase de capa.

“Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Brasil e Portugal.”"




Depois de ler a sinopse do livro, fique mais apaixonada ainda, eu precisava comprar esse livro e depois de algum tempo eu finamente consegui... e confesso que fiquei meio decepcionada e arrependia quando dei de cara com uma linha do tempo que tem bem na primeira página do livro, na mesma hora pensei “mais um livro chato e complicado que conta a história do brasil”. Mas essa impressão foi logo desfeita, assim que comecei a ler a introdução...

“O propósito desse livro é resgatar a história da corte portuguesa no Brasil do relativo esquecimento a que foi confinada e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrais.”

“Um segundo objetivo desse livro, tão importante quanto o primeiro, é tornar esse pedaço da história brasileira mais acessível para leitores que se interessam pelos acontecimentos do passado, mas não estão habituados nem dispostos a decifrar a rebuscada linguagem acadêmica que permeia toda a bibliografia sobre 1808e seus desdobramentos."

Laurentino Gomes se propôs a fazer uma coisa, e foi exatamente o que fez. Escreveu sobre a fuga da corte real portuguesa e os 13 anos seguintes de forma simples e clara, permitindo um fácil entendimento de todos. Uma leitura agradável a qual se lê sem nem perceber (quando me dei conta já estava quase na metade do livro), E o melhor, você aprende sem ter que ficar quebrando a cabeça para entender o que ele quis dizer. Bem diferente de dos livros desse gênero que costumam ser cansativos, provocando desistência por parte do leitor.



Se você é uma pessoa que gosta de história brasileira, deve ler esse livro. E se assim como eu você sempre teve arrepios só de pensar em história brasileira, também deve ler.