A Era das Distopias




Não é de hoje que nossos olhos se acostumaram a ler sobre futuros apocalípticos em contra capas e sinopses, mas você sabe realmente o que é uma distopia? Bem, uma distopia é o contrário de uma utopia. Sendo assim:
Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária
Distopia caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos.


Ou seja, todas essas sagas que você ama: Jogos Vorazes, Divergente, Delírio... entre outras, podem ser consideradas distopias. Não é coincidência o fato de Katniss, Tris, Juliette, Thomas e os outros serem símbolos de rebelião imposta ao sistema. Eles estão lutando por seus direitos. Como nós, brasileiros, lutamos pelo nosso indo às ruas ano passado nas manifestações. O mais incrível do universo é que a maioria dos problemas são baseados na sociedade atual. Junte todo o lixo, corrupção, nenhuma liberdade de expressão e condições de vida precária, ponha isso no futuro e pronto: você pode escrever uma distopia! Claro que nossos livros favoritos são bem mais complexos que isso, mas todos eles seguem o mesmo padrão distópico.

Eu queria ficar horas falando das minhas distopias favoritas, mas fiz um top bem legal:

1. Jogos Vorazes


"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"
Vou logo avisando que para ler Jogos Vorazes você precisa ter coração forte. Comecei a ler em 2011, ninguém conhecia e achavam a estória meio bizarra! Aos poucos fui apresentando aos meus amigos e todos nós (já completamente convertidos a tributos) nos surpreendemos com o que essa distopia se tornou após Março de 2012 (lançamento do primeiro filme).
Essa distopia é pra quem gosta de: personagens fortes, competição e ação.

2. Legend

"A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos."

A trilogia Legend não é o fenômeno que Jogos Vorazes é, mas acredito que tenha tudo para se tornar algo maior. Recomendo-a para quem ama ação, mas não dispensa romance (sem melação, claro). Legend é o tipo de saga que não se tem como prever acontecimentos. Você está lendo um parágrafo em meio de livro e pode terminá-lo com a morte de tudo e todos. Certo, exagerei, mas acreditem: a saga é maravilhosa. O jogo entre os personagens principais é brilhante e apaixonante!
Essa distopia é pra quem gosta de: romance, estratégias, humor e ação.

3. Estilhaça-me

"Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro."

POR FAVOR, NÃO ABANDONE ESTE LIVRO! Em Percy Jackson e os Olimpianos, Percy pede para que o leitor feche o livro e na maioria esmagadora dos casos isso não acontece (ainda bem pq né...). Mas, confesso que se Juliette me pedisse algo assim eu fecharia na hora. Você deve estar se perguntando por que Liberta-me é a minha terceira distopia favorita, já que estou falando tão mal, haha! Admito: Juliette pode ser entediante e chorona no primeiro livro. Chata. Carente. Maluca. Mas, aí que você percebe a magia da coisa: ela te deixou completamente louco também. Cada pensamento dela é diferente de todos os outros protagonistas que você já viu. É como se você fizesse parte dos pensamentos dela, alternando entre a sanidade e desconfiança, medo e vergonha. Após toda essa turbulência temos uma nova perspectiva daquele mundo (principalmente nos livros posteriores: Liberta-me e Incendeia-me). Vou dizer que apesar do melodrama, a linda da Julie é uma de minhas personagens favoritas de todos os tempos! Além dela, o melhor em Estilhaça-me é o fato de o vilão, o cara que todo mundo devia odiar, ser quem todo mundo ama! A verdade é: você vai odiar a protagonista medrosa (não para sempre!), o "mocinho" sem sal, mas... o vilão vai roubar seu coração. E juro, ele não vai devolver. A história da saga é tão bem construída que tudo aquilo que você odiou, tudo aquilo que te irritou vai fazer sentido: era pra ser exatamente assim. A autora brincou com você, meu bem! Não se irrite, a hora da verdade chegará!
Essa distopia é pra quem gosta de: palavras filosóficas (a tal da Julie poderia ser uma poeta!), ação, romance e ficção.


4. Divergente

"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."

É chegado a hora da distopia mais assassina de todas brilhar! Nem preciso falar que essa saga partiu meu coração em seus finais de volume arrasadores. E que os personagens que você ama se tornam os que você odeia e vice-versa. Você pode não suportar Tris ou adorá-la, mas vai se tornar forte como ela. Essa saga demonstra o quanto você precisa ser perseverante por algo ou alguém que ama.
Essa distopia é pra quem gosta de: Ação, ficção científica e personagens fortes.

5. A Seleção


"Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar."

Talvez Maze Runner devesse ocupar a quinta posição, mas só li o primeiro livro. Por enquanto, o último lugar do top 5 é merecidamente de A Seleção. Essa distopia brilha, meu amor! Kiera Cass tem todo o bom gosto do mundo reunido aos seus pés! Os personagens dela são interessantes a sua maneira, e você consegue compreendê-los sem precisar se esforçar. É o tipo de leitura de fim de tarde, mas que ainda consegue fazer você roer as unhas!
Essa distopia é pra quem gosta de: romance, competição e humor.


Outras distopias: Maze Runner, The 100,
Reiniciados, Delírio, Starters, Feios, Destino...