Hitler no Século XXI


Titulo: Ele está de volta
Autor: Timur Vermes
Gênero: Ficção Alemã
Sinopse: Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo. As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo. Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante. 

Cabelo do hitler na capa do livro Ele está de volta


2011;
Alemanha;
Um terreno baldio; e
Um homem que deveria estar morto.

Um belo dia, em pelo ano de 2011 Hitler acorda no meio de um terreno baldio sem fazer a menor ideia que a guerra acabou, que todos que ele conhecia morreram, e que ele mesmo deveria estar morto.

Depois de descobrir que o seu tempo passou, que tudo mudou, ele fica tentando entender o por que ele está vivo, então Hitler deduz que o destino lhe deu uma nova oportunidade de “mudar” o mundo, tendo em vista que o mundo precisava dele.
Bom, depois dessa dedução incrível eu pensei que Hitler iria retomar o poder e dar início a 3° Guerra mundial, mas isso não aconteceu, o que me deixou muito triste. Porém a culpa foi minha de não ter prestado atenção na sinopse, já que o livro cumpre com louvor o que promete, uma sátira a imprensa manipuladora atual.

Lombada do livro Ele está de volta

Em resumo Hitler vai trabalhar em uma emissora de TV e se torna uma celebridade da internet, principalmente por seus milhões de acessos no Youtube.
A narrativa sempre dá a entender que ele vê a emissora e todos que trabalham com ele como um novo meio de atingir as grandes massas, podendo assim transmitir seus ideais políticos e consequentemente voltar ao seu cargo original, Führer.

Escrito de forma irônica e sarcástica, o livro todo contado é pelo próprio Hitler, e assim podemos conhecer melhor o antigo Führer da Alemanha e ver como ele reage as novas descobertas da atualidade. Aliais ele conhecendo as novas tecnologias, e muito engraçado.

Se você quer ler uma boa critica a impressa, com um bom tom de comedia e protagonizada por uma das maiores figuras da história, esse livro é o Ideal, porém não espere ver a 3° Guerra ou uma explicação de por que Hilter voltou dos mortos, pois não vai encontrar isso em Ele está de volta